A retenção de líquidos gera inchaço, problema que é fácil de ser identificado com o aumento das mãos, dos pés e das pernas.
Causado principalmente pelo consumo excessivo de sal, a retenção de líquidos também pode ser gerada pelo consumo de pílulas anticoncepcional, o sedentarismo e a pouca ingestão de água.
Quem não consome a quantidade suficiente de água impede que o sistema linfático realize a limpeza do seu organismo, acumulando toxinas no corpo que promovem o inchaço e também, a longo prazo, pode vir a gerar doenças.
Beber água é extremamente importante para impedir o inchaço que gera cansaço nas pernas, dores, formigamento e até pode provocar o ganho de peso repentino.
As mulheres são as principais vítimas desse problema por conta das alterações hormonais. Quando o organismo não consegue remover o líquido necessário, desequilibra todo o organismo podendo gerar hipertensão, doenças cardíacas e outras doenças.
5 passos para vencer a retenção de líquidos
Se você tem percebido que pernas, pés e/ou mãos estão constantemente inchadas é há outros sintomas surgindo é hora de, primeiramente, procurar um médico e pedir exames para descartar doenças, e depois mudar alguns hábitos que irão te ajudar a vencer esse problema.
Podemos listar cinco atitudes que irão fazer com que o seu organismo consiga eliminar o líquido necessário para que o corpo funcione corretamente. Anote:
- Beber água – Muitas vezes o problema é resolvido com o consumo de no mínimo dois litros de água por dia. Crie o hábito de beber água e vença a retenção de líquido!
- Diuréticos – Chás como chá verde, chá branco, chá de cavalinha, chá de sabugueiro e outros possuem ação diurética e antioxidantes que irão te ajudar a eliminar líquido.
- Alimentação saudável – Acredite, você realmente é aquilo que você consome. Tenha uma alimentação rica em vitaminas.
- Diminua o sal – Consumir alimentos com quantidade de sal reduzida evita a retenção de líquido.
- Atividade Física – Manter o seu corpo funcionando é a melhor forma de fazer com o sistema linfático funcione e elimine, através do suor, o excesso de líquido.