Não é novidade que a alimentação influencia diretamente nossa saúde e disposição. Por isso, é preciso ficar atento e manter um cardápio capaz de favorecer nosso corpo. Você já ouviu falar em vegetais alcalinizantes?
Na onda de um estilo de vida mais saudável e de sair em busca da longevidade, cada vez mais pessoas aderem aos benefícios de consumir alimentos com o pH alcalino.
Mas por que eles são tão bons assim? Quais são as vantagens? Se você ficou curioso para saber, então continue a leitura. Neste post, respondemos a essas e outras questões sobre o assunto. Confira!
O que são alimentos alcalinos? Qual é sua importância?
O pH varia de 0 a 14, em que 7 significa neutro. Abaixo desse número consideramos como ácido e acima como alcalino. Sabendo disso, fica mais fácil entender o que são os vegetais alcalinizantes.
Nosso organismo precisa manter o pH do sangue entre de 7,35 e 7,45. Porém, a poluição e a má alimentação são fatores que baixam esse valor, acidificando o meio. O resultado? O corpo trabalha em dobro para manter o pH em um nível satisfatório.
Os alimentos alcalinizantes são aqueles que ajudam o organismo a regular o pH, já que tem o efeito alcalino após a digestão. Ou seja, não interessa se ele é ácido antes, o que importa é como ele reage no corpo.
Quais são os alimentos alcalinizantes?
Como dissemos, o efeito alcalinizante do alimento se dá no organismo. Sendo assim, frutas em geral, até mesmo as ácidas, como abacaxi, laranja e limão, fazem parte desse grupo. Além delas, temos:
- vegetais verde-escuro;
- legumes e verduras;
- oleaginosas;
- tofu;
- proteína do soro de leite;
- alguns temperos, como canela, mostarda, gengibre, ervas e curry;
- vinagre de maçã;
- melaço;
- água alcalina.
Quais são os benefícios de uma alimentação alcalina?
Como a alimentação alcalina poupa o trabalho redobrado do organismo para manter o pH, ele funciona melhor e previne problemas de saúde, como: doenças inflamatórias, baixa imunidade e câncer.
É como se ela agisse em uma desintoxicação do corpo, já que existem fatores que acidificam o sangue, e não temos muito o que fazer para evitá-los, como a poluição.
Quais são as combinações de vegetais alcalinizantes?
Algumas combinações de alimentos potencializam o efeito alcalinizante, trazendo ainda mais benefícios para o organismo. A seguir, confira algumas delas.
- abacate e romã;
- cenoura e frutas vermelhas;
- aveia e kiwi;
- agrião, algas e aspargos;
- brócolis, limão e alho;
- limão, papaia e salsinha;
- melancia e pepino.
Uma boa maneira de ajudar o organismo a equilibrar o pH é apostar na água alcalina, em vez de beber a água comum que tem o pH neutro. Além do mais, auxilia também na hidratação do corpo.
Os vegetais alcalinizantes e outros alimentos do mesmo grupo trazem inúmeros benefícios à saúde, principalmente ao prevenir doenças. Para incluí-los no cardápio de forma adequada, é preciso buscar orientação de um nutricionista.
Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos com exclusividade diretamente em seu e-mail!