Você sabia que o sono interfere na sua qualidade de vida? Quem não dorme bem pode vir a desenvolver algum distúrbio como a Apneia do Sono que pode levar à morte.
Uma pesquisa realizada pela Philips, em parceria com a Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine’s), apontou os principais motivos que tiram o sono das pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Por aqui os fatores que impedem as pessoas de dormirem tranquilamente todos os dias são as preocupações, em primeiro lugar está a preocupação com dinheiro ou segurança financeira que tira o sono de 39% dos entrevistados, seguido pela preocupação com o trabalho que impede 33% dos brasileiros que participaram do estudo de terem uma noite tranquila.
A qualidade de vida é afetada pela falta de sono porque altera o andamento do organismo gerando uma série de doenças como hipertensão e diabetes, já que não dormir direito interfere diretamente nos hormônios e atinge o metabolismo.
Combata a insônia com alimentos saudáveis
Se você está sofrendo de insônia e quer buscar alternativas para conseguir dormir bem, que tal começar pelo prato? Alguns alimentos melhoram o sono por terem propriedades calmantes.
Um deles é a banana que é rica em triptofano que acalma. Outra fruta que te ajuda a dormir bem é a laranja, indicada cada vez mais para o combate com o estresse por conseguir reduzir os níveis de cortisol.
O maracujá também faz parte dessa lista, ele é a fruta mais conhecida por seu poder calmante e pode ser consumido in natura, ou em suco, ou em chá.
Peixe é outro alimento que deve fazer parte da alimentação de quem está sofrendo de insônia, ele contém um aminoácido chamado taurina que também reduz o estresse.
Também aproveite para consumir mais espinafre, que além de ser fonte de taurina, também é rico em ácido fólico, com poder antidepressivo. Quem come esta verdura tem boas noites de sono.
Quantidade ideal de horas de sono para cada idade
Para ter qualidade de vida é preciso ter uma noite tranquila de sono, a quantidade exata de horas varia de acordo com a idade. Confira:
(Fonte: Jornal O Dia)