No mês de outubro se promove a campanha de prevenção do câncer de mama, doença que tem crescido a cada ano matando milhares de brasileiras.
Segundo o oncologista do Centro Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Malzyner, além da prevenção da doença que consiste no autoexame, as mulheres também devem optar por hábitos da vida saudável.
“Com a idade aumenta a propensão ao câncer independente de outro fator hoje reconhecido como importante, a predisposição familiar. Porém, sabemos que um corpo saudável, livre da obesidade submetido à carga moderada de exercícios físicos é menos propenso ao câncer e reage melhor aos tratamentos”, disse ele através de sua assessoria.
O médico também destaca a importância de passar em consultas regulares para fazer exames e verificar como anda a saúde, pois o câncer de mama é uma doença silenciosa. “Em estado inicial, raramente os sintomas se manifestam”, afirma Malzyner.
Quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são altas em torno de 90 ou 95% para tumores pequenos. Por isso é tão importante investir na prevenção e aproveitar essa época de conscientização para adotar uma vida saudável.
Para te ajudar a fazer essa escolha, o médico aponta cinco atitudes que ajudam a prevenir o Câncer de Mama:
- Manter um estilo de vida saudável (alimentação balanceada);
- Manter peso corpóreo baixo;
- Evitar cigarro e bebidas alcoólicas;
- Praticar constantemente exercícios;
- Realizar exames periódicos de imagem, de acordo com a faixa etária.
Dieta alcalina é alternativa para tratamentos contra o câncer
Aproveite a dica do médico para ter uma vida saudável e conheça sobre os benefícios oferecidos pela dieta alcalina. Alimentos e água com pH alcalino são usados para prevenir e combater o câncer.
A doença se desenvolve em organismos ácidos, por isso aumentar o consumo de alimentos alcalinos irá diminuir a acidez do organismo e impedir que as células cancerígenas se desenvolvam.