Entrar na terceira idade com saúde deve ser uma preocupação de todos nós e para isso é preciso investir na prevenção de doenças.
Uma pesquisa recente avaliou u 5.957 pacientes acima dos 60 anos que passaram por atendimento no Sistema Único de Saúde.
O resultado é que destes, 52% estavam acima do peso. E um alerta especial: 55,9% das mulheres entrevistas estavam acima do peso, contra 44,6% dos homens.
O principal fator para o surgimento da obesidade na terceira idade é o sedentarismo, quer seja por problemas hormonais ou por má alimentação.
E a obesidade ainda traz consigo uma série de doenças coo hipertensão arterial, diabetes e ainda pode contribuir para o acidente vascular cerebral (AVC) ou interferir na capacidade de movimentação do idoso.
Perda de massa muscular também é problema na terceira idade
Por outro lado, há outro problema comum entre os idosos que participaram da pesquisa que é perda progressiva e generalizada da força e massa muscular.
Chamado de sarcopenia, a doença é causada por muitos fatores entre eles a desnutrição, a falta de atividade física e problemas hormonais.
As alterações no paladar, comum com a chegada da terceira idade, também pode interferir na falta de apetite, gerando falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais para quem está na terceira idade.
Para não perder o paladar com o passar dos anos é preciso ter hábitos saudáveis como ter uma boa higiene oral, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.
A maioria das doenças comuns na terceira idade pode ser evitadas através da prevenção. E isso é possível com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.
Se você ainda não chegou aos 60 anos já pode começar a mudar seus hábitos agora mesmo para envelhecer com muito mais saúde, sem enfrentar problemas graves que trazem uma série de doenças e prejudicam o dia a dia dos idosos.