De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, manter uma alimentação saudável é eficaz para controlar a depressão.
O estudo foi realizado através de uma pesquisa que anotou os hábitos alimentares de voluntários durante oito anos e percebeu que neste tempo o grupo que consumiu alimentos de origem natural apresentou 30% menos riscos de desenvolver depressão.
Esse grupo consumiu uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, grãos, cereais, entre outros itens, consumindo menos ou nenhuma carne vermelha, peixes e passaram longe do fast food.
Na explicação dada por Cristina Ferreira, gerente industrial da Superbom, os alimentos de ricos em fibras e antioxidantes conseguem melhorar nosso organismo de forma significativa.
“Esses alimentos são ricos em fibras, antioxidantes e nutrientes, consequentemente trazem uma série de benefícios ao organismo, como combater os radicais livres, melhorar a função do sistema imunológico e digestório, entre outros. Também possuem quantidades significativas de vitamina B, ácido fólico e zinco, substâncias com ações relacionadas à depressão”, ensina.
Que tal evitar a depressão com alimentação saudável?
Alimentação saudável é escolher produtos certos.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, alimentação saudável não está relacionada apenas ao fator estético. Essa pesquisa espanhola e muitas outras mostram como é importante escolher os alimentos certos para ter mais saúde.
Quem se preocupa em ter qualidade de vida deve começar a fazer substituições que já garantirão uma melhora significativa.
Cristina Ferreira dá um exemplo básico, porém importante para iniciar esse processo em busca de alimentação saudável: substituir o refrigerante por sucos naturais.
“Ricos em vitaminas, os sucos ainda possuem minerais e fibras, e não contêm conservantes”, destaca.
Outra substituição inteligente é diminuir o consumo de carne vermelha por soja. “Entre os seus benefícios, possui baixo de teor de gordura, ausência de colesterol, alto teor de fibras e elevado conteúdo proteico”, conclui Cristina.
Outro produto interessante que deve fazer parte do seu cardápio é o mel, alimento rico em vitaminas A, B, C e D. Ele é ótimo para a saúde por ser uma fonte de energia e ainda previne a anemia e melhora o sono. Ele pode ser usado no lugar do açúcar.