Este verão promete ser um dos mais quentes dos últimos anos. As altas temperaturas exigem uma série de cuidados de quem quer manter a qualidade de vida, ficando livre de doenças.
Para isso é preciso aumentar o consumo de água, pois como você já deve saber, o líquido é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, inclusive é a água a responsável por regular a temperatura do corpo.
Durante os dias quentes é importante que além dos dois litros diários já recomendado pelos médicos, você aumente ainda mais o consumo de líquidos, sem chegar a sentir sede.
“Quando chegamos ao ponto de estar com sede, é porque o organismo já perdeu de 1 a 2% de água corporal. Se não cuidar, o caso pode chegar ao ponto da desidratação e aí, em alguns casos, é preciso até usar o soro”, ensina Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani, professora do curso de Nutrição do Unibrasil Centro Universitário.
Ela ensina como identificar sinais de desidratação reparando em dois sintomas: boca seca e a coloração da urina mais intensa.
Dicas para comprar água durante as férias de verão
Nessa época do ano muitas pessoas viajam e não possuem acesso a filtros de água, precisando comprar água mineral que encontramos em mercados, quiosques e outros estabelecimentos comerciais.
Na hora de comprar, preste atenção nas seguintes informações do rótulo: a quantidade de magnésio, sódio e o pH. A água boa para consumo deve ser alcalina, isso é de 7 para cima. Muitas marcas no mercado já oferecem produtos com o pH alto, vale a pena procurar para aproveitar todas as vantagens que a água alcalina pode oferecer.
Para quem não gosta de tomar muita água ao longo do dia, a professora dá uma dica interessante que pode te ajudar a aumentar o consumo que é colocar sabor no líquido. “Você pode incluir fatias de limão ou laranja na garrafinha que é utilizada no dia a dia. Elas vão deixar a água com um gosto diferente e assim fica mais fácil ingerir”, explica.
Sucos naturais também são ótimos para te manter hidratado ao longo do dia. Evite sucos industrializados e refrigerantes, pois eles não servem para hidratação.