Um elemento que corresponde a 70% do peso do nosso organismo deve ser vital para a gente, não é mesmo? A importância da água para o corpo é inegável, uma vez que ela atua em diversas funções essenciais para o funcionamento fisiológico.
Não são apenas os seres humanos que precisam tanto desse líquido essencial. Se não houvesse água em nosso planeta, não seria possível existir nenhuma outra forma de vida na Terra. Afinal, todas as células, até mesmo as mais simples bactérias, apresentam a água em sua composição.
Apenas com esse breve relato, já deu para perceber como cuidar da hidratação é fundamental. Para saber o porquê, acompanhe este texto e conheça algumas funções da água no corpo humano.
Composição do sangue
Cerca de 90% do sangue é água. Dessa forma, ela é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todas as células do organismo, do couro cabeludo ao dedão do pé.
Além disso, ela também atua no tráfego e eliminação de produtos do metabolismo e toxinas, contribuindo para a desintoxicação do organismo. Com isso, a água previne doenças e ainda contribui para a estética da pele e dos cabelos.
Regulação da temperatura
Os nossos processos celulares ocorrem em uma temperatura ótima, em torno de 36,5°C. Assim, para controlar o excesso de calor e manter o corpo em funcionamento, as glândulas sudoríparas liberam o suor, gerando um efeito refrescante ao evaporar.
Se o corpo não estiver bem hidratado, a produção de suor é comprometida e o corpo perde a sua capacidade de regular a temperatura. No que diz respeito ao frio, a circulação sanguínea atua na preservação dos órgãos e, como vimos, é prejudicada pela falta de água.
Lubrificação dos olhos e articulações
Ao mexer as mãos, dobrar os joelhos ou movimentar qualquer outra parte do corpo, o atrito nas juntas e cartilagens é minimizado pela água. Quando há desidratação, as articulações ficam secas, o que promove o seu desgaste e leva a lesões e doenças crônicas.
Os nossos olhos também dependem da água para se manterem saudáveis. A desidratação causa a diminuição da produção de lágrimas, o que leva à irritação e à sensação de poeira nas vistas. Além disso, o olho seco tem mais dificuldade para focar os objetos, causando visão turva e dor de cabeça.
Prevenção de doenças
Quem deseja se manter saudável deve ficar atento à hidratação do organismo. Veja algumas doenças que o baixo consumo de água favorece:
- cistite: a baixa produção de urina promove o desenvolvimento de bactérias na bexiga;
- constipação: a água facilita o trânsito intestinal;
- sinusite: a água dilui as secreções nasais, aumentando sua eliminação;
- dor de garganta: a água limpa a garganta, diminuindo a proliferação de bactérias;
- pedra nos rins: a eliminação dos cálculos é dependente da água.
Percebeu o tamanho da importância da água para o corpo humano? Lembre-se de que a sede já é um sinal de que o corpo está desidratado. Portanto, se policie para ingerir água regularmente. Uma boa dica é ter sempre uma garrafinha perto de você. Dessa forma, fica mais fácil atingir a recomendação de beber ao menos 2 litros da água por dia e não confundir com líquido (refrigerantes,sucos,cerveja etc….)
Este artigo trouxe informações úteis para você? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes como este diretamente do seu e-mail!