Uma pesquisa realizada pela Clínica Fertility Medical Group, com sede em São Paulo, mostrou como os hábitos alimentares interferem na fertilidade de homens e mulheres.
A pesquisa fala sobre a fertilidade da população humana que tem declinado nos últimos anos e liga essa situação aos hábitos da vida moderna, incluindo os hábitos de alimentação onde produtos industrializados, ricos em conservantes e gorduras são mais consumidos que frutas e verduras.
O estudo foi feito com 519 pessoas, sendo 269 mulheres e 250 homens que passavam por processos de reprodução assistidas.
Além de oferecer seus embriões, os candidatos responderam questões a respeito dos seus hábitos alimentares, gerando os resultados apresentados pela clínica na revista Reproductive BioMedicine Online de reconhecimento internacional.
“Nossos estudos mostraram que o consumo de cereais, frutas e vegetais influenciam positivamente a qualidade do embrião, ao contrário do consumo de bebidas alcóolicas e o hábito de fumar com influência negativa na qualidade do mesmo”, afirma o doutor Edson Borges Jr., diretor científico do Fertility Medical Group.
Melhores hábitos alimentares aumentam a fertilidade
Tentantes precisam ficar atentas quanto aos hábitos alimentares, pois ele influencia não apenas na fertilidade feminina, como também na masculina.
“Os achados dessa pesquisa reforçam a importância da orientação nutricional, não apenas para as mulheres, mas para o casal”, afirma Dr. Edson Borges Jr..
Quem consome alimentos como frutas e verduras possuem mais chances de gestação que aqueles que não seguem uma alimentação saudável. E não é só alimentação, consumir álcool e fumar também interfere na fertilidade.
O estudo ainda mostra a relação entre a fertilidade e o Índice de Massa Corpórea (IMC). “Observamos que tanto o consumo de carne vermelha quanto o IMC exercem uma influência negativa na chance de gestação”, completa o médico.
Quanto maior o IMC, nos graus de obesidade ou sobrepeso, menor é a chance de gerar, pois o IMC interfere tanto na qualidade do óvulo, quanto na qualidade de sêmen.