As consequências do estresse são devastadoras para a saúde, pois geram muitos problemas para diversas partes do nosso corpo. É por isso que essa doença deve ser evitada e você precisa buscar meios para combatê-la.
Neste post, vamos apresentar para você quais são os principais malefícios que o estresse causa em nossa saúde, bem como maneiras para lidar com ele e fazer o controle. Acompanhe, na sequência!
Quais são as principais consequências do estresse?
O estresse gera diversos problemas para quem desenvolve essa doença. Para que você compreenda um pouco mais sobre eles, os separamos nas categorias listadas a seguir. Veja!
Corpo
Apesar de ser uma doença da mente, o estresse gera diversos problemas para o corpo humano. Nós funcionamos como uma máquina, em que cada parte representa uma peça de um mecanismo. Nesse sentido, se algo falha, tudo vai falhando aos poucos, em um efeito dominó.
Para o corpo, as principais consequências do estresse são o ganho de peso e o descontrole da produção de hormônios. Tudo isso pode gerar muitas doenças.
Estômago
Especificadamente no estômago, o estresse pode causar uma doença que é conhecida como gastrite nervosa.
Essa enfermidade se caracteriza por uma inflamação no estômago, fazendo com que a pessoa estressada sinta muita azia e queimação.
Pele
O estresse também desencadeia doenças de pele, pois quando o corpo está sofrendo os efeitos dele, a imunidade diminui, fazendo com que essas patologias aconteçam com mais frequência.
Doenças de pele, como o surgimento de hematomas, micoses, melasmas, psoríase, entre outras, podem estar relacionadas ao estresse.
Cabelo
Ainda falando de consequências dermatológicas, o estresse também pode causar a queda de cabelo e o embranquecimento precoce.
A essa condição se dá o nome de alopecia areata, fazendo com que grandes áreas da cabeça percam os cabelos.
Como lidar e fazer o controle do estresse?
Como você pode perceber, as consequências do estresse para a saúde não são nada positivas. Por isso, é preciso controlar essa doença grave. Confira, a seguir, algumas dicas sobre como lidar e fazer o controle do estresse.
Identifique a fonte do estresse
Para lidar e fazer o controle do estresse, o primeiro passo a ser dado é identificar as suas fontes. Se você se estressa por conta das atividades do trabalho, por exemplo, precisa adotar meios para evitar que isso aconteça.
Pratique atividades físicas
As atividades físicas, além de serem benéficas para a saúde por diversos motivos, também servem como forma de canalizar os problemas do dia a dia. Assim, é possível extravasar e colocar as emoções para fora, evitando o surgimento do estresse.
Mantenha-se sempre hidratado
É preciso que você se mantenha sempre muito bem hidratado para evitar as consequências do estresse. Isso se justifica pelo fato da água nutrir as células e proporcionar mais qualidade de vida, de modo geral.
Para que a hidratação seja ainda mais eficiente, recomenda-se o consumo da água alcalina, que é absorvida mais rapidamente e de forma mais intensa pelo nosso corpo.
Agora que você já sabe quais são as consequências do estresse para a saúde e como combater esse problema, basta colocar o aprendizado em prática. Assim, você garantirá uma vida ainda mais saudável.
Quer ajudar os seus amigos a também terem mais qualidade de vida e exterminar o estresse? Então que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Eles com certeza vão gostar de receber este conteúdo.