Não é segredo para ninguém que a água é um elemento vital e corresponde a cerca de 70% do peso do nosso organismo. No entanto, nós eliminamos constantemente parte dessa água por meio do suor, da urina e até mesmo da respiração. Caso não haja uma reposição eficiente, ficamos com o corpo desidratado.
Quando isso acontece, processos essenciais para o funcionamento do nosso organismo podem começar a falhar. Nos casos mais graves, a desidratação pode levar à morte. Mas antes de chegar a esse ponto, o corpo lança diversos sinais de que há algo de errado.
A seguir, confira 5 problemas que surgem quando estamos desidratados.
1. Comprometimento da função renal
Os rins são nossos órgãos filtradores. Eles “limpam” o sangue, removendo toxinas e produtos naturais do metabolismo. Porém, para que esse processo transcorra normalmente, a água é essencial. Afinal, ela atua diluindo as substâncias tóxicas na urina para que sejam eliminadas adequadamente.
Em caso de desidratação, a formação da urina é comprometida. Com isso, além do acúmulo de toxinas no sangue, também há o favorecimento de infecções urinárias e cálculos renais.
2. Cansaço recorrente
A falta de água causa fadiga, uma vez que diversos processos metabólicos ficam mais lentos. Com essa estratégia, nosso organismo consegue se preservar e resistir por mais tempo às adversidades.
Essa desaceleração do metabolismo pode ser um problema também para quem deseja perder peso. Quando o corpo está bem hidratado, a taxa metabólica tende a ser maior, aumentando o gasto energético mesmo quando estamos em repouso.
3. Aumento da temperatura
Quando sentimos calor, suamos. Ao evaporar, o suor resfria o corpo, mantendo nossa temperatura sob controle. No caso do corpo desidratado, há uma redução na produção de suor, causando o aumento da temperatura, o que pode ser um problema em dias quentes ou durante a prática de exercícios físicos.
4. Ressecamento da pele e dos olhos
Se não há água para o bom funcionamento do organismo, o corpo começa a economizar esse recurso como pode. Por isso, a pele fica ressecada e, em locais mais sensíveis, pode chegar a criar rachaduras.
Os olhos também sofrem com a falta de água. Afinal, o comprometimento da produção de lágrimas aumenta o atrito com as pálpebras e torna nossos olhos mais suscetíveis a infecções bacterianas e virais.
5. Mau funcionamento do intestino
A falta de água prejudica a formação dos sucos digestivos, dificultando a digestão e prejudicando a absorção de nutrientes. Além disso, o bolo fecal fica ressecado, causando constipação. A sensação de peso na barriga é ainda mais acentuada, devido ao inchaço causado pelo acúmulo de toxinas no organismo.
Para evitar todos os problemas que surgem em um corpo desidratado, o ideal é consumir cerca de 2 litros de água por dia. Esse é o volume médio de água que o nosso organismo perde diariamente. No entanto, dias quentes ou a prática de atividades físicas fazem com que a transpiração aumente, o que deve ser compensado pela ingestão de mais copos de água. Portanto, que tal sempre andar com uma garrafinha cheia ao seu lado?
O que achou das informações apresentadas neste post? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos que ajudarão você a levar uma vida mais saudável! Estamos no Facebook, Twitter e YouTube.