Manter uma vida saudável depende também de viver longe do estresse, uma pesquisa realizada recentemente pelo Núcleo de Prevenção da Omint mostra que o estresse tem afetado a saúde dos executivos brasileiros.
O estudo mostrou que dos 20 problemas de saúde comum entre este grupo, 11 estavam ligados ao estresse ou a hábitos de vida não saudáveis, mostrando a relação desses fatores com doenças como ansiedade, depressão, enxaqueca, dores musculares, problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, colesterol e excesso de peso.
Quem quer ter uma vida saudável deve combater o estresse, por mais difícil que seja é preciso tomar algumas atitudes para impedir que o problema prejudique também sua saúde.
Como combater o estresse
Para combater o estresse é necessário identificar os fatores que estão desencadeando o problema. O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que podem ser caracterizadas por diversas sensações como medo, desconforto, irritação, preocupação, frustração e etc….
Quando você identifica o que tem ocasionado o estresse fica muito mais fácil tratar e então ter uma vida saudável e longe de doenças.
Algumas dicas básicas podem te ajudar a combater esse mal, entre elas a prática de exercícios físicos. Ao exercitar o nosso corpo, o cérebro passa a controlar os hormônios estressantes no sangue e os benefícios aparecem rapidamente.
Quem pratica exercícios consegue se acalmar, melhorar a qualidade do sono e até melhorar o desconforto muscular que é uma das doenças que mais afeta dos executivos, segundo a pesquisa da Omint.
Meditação e, algumas, até psicoterapia tão ajudam no combate ao estresse e, consequentemente, ajudam a ter uma vida saudável tanto na mente quanto no corpo.
E por falar em corpo, alguns alimentos ajudam a diminuir os hormônios do estresse no organismo, entre eles:
- Alface, que age como calmante natural;
- Peixes e frutos do mar, que tiram o cansaço e a ansiedade;
- Laranja que melhora o funcionamento do sistema nervoso e ainda age como relaxante muscular;
- Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como ovo, leite, banana, aveia e batata.