A regulação da temperatura corporal, a eliminação de toxinas, a hidratação e o transporte de nutrientes são alguns dos seus benefícios da água no nosso organismo. Mas você sabia que existem diversos tipos de água e que as suas propriedades variam?
A seguir, falaremos das variedades da água e dos seus benefícios para a saúde. Também vamos apontar cuidados para garantir a segurança da água que você consome. Continue lendo para aprender com a gente!
Como saber se a água é própria para o consumo humano?
Na natureza, a água pode apresentar diversos contaminantes prejudiciais à saúde humana. Para que seja considerada potável, é preciso obedecer ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde.
O padrão define valores máximos permitidos de componentes como micro-organismos, turbidez da água, radioatividade e outras substâncias químicas. Quando a água atende aos limites desses componentes, ela é considerada própria para o consumo humano e, portanto, passa a ser potável.
Certas características adicionais da água também podem trazer diversos ganhos para o corpo humano. Confira, a seguir, vários tipos de água, assim como suas vantagens e desvantagens.
Quais são os tipos de água?
Água tratada
Antes de chegar às nossas casas pelo encanamento, a água passa por etapas de tratamento físico-químico nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Nessas estações, são removidos matéria orgânica, bactérias e sedimentos que podem fazer mal à saúde.
Uma das etapas finais do tratamento é a adição de cloro, que tem o poder de desinfectar a água, e de íons fluoreto como forma de prevenção das cáries. No Brasil, essas etapas são obrigatórias no tratamento da água. Mas há discussões a respeito dos malefícios que esses compostos químicos podem trazer à nossa saúde. Se ingerido em excesso, o fluoreto pode causar problemas na tireoide, enquanto o cloro pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer.
Vale salientar que até mesmo a água tratada pode não ser segura para consumo, caso as tubulações de abastecimento apresentem impurezas ou a caixa d’água não passe por limpezas frequentes. Por isso, antes do consumo, o mais seguro é passar a água da torneira por algum tipo de filtro.
Água mineral
Águas minerais são aquelas captadas de fontes naturais ou artificiais e que apresentam propriedades físico-químicas distintas da água comum. Esse tipo de água possui ação medicamentosa, que varia conforme a presença de compostos químicos encontrados na natureza.
A extração da água mineral é feita em fontes livres de poluição. Dessa forma, ela se torna naturalmente potável. Não é necessária a realização de nenhum tratamento ou adição de compostos químicos. Essa é uma grande vantagem do consumo da água mineral.
No entanto, é preciso estar atento à sua origem, pois a falta de fiscalização das fontes de água mineral pode gerar dúvidas sobre a sua segurança para a saúde.
As águas minerais são classificadas de acordo com sua composição química natural, que lhes confere propriedades terapêuticas. Vejamos algumas classificações da água mineral dadas pelo Código de Águas Minerais (Decreto-Lei Nº 7.841, de 08/08/1945).
Água sulfurosa
É aquela que contém, no mínimo, 0,001 grama do ânion enxofre por litro. Ela pode ajudar no combate a diabetes, problemas de pele e em disfunções do intestino grosso.
Água ferruginosa
Contém, no mínimo 0,005 grama do cátion ferro por litro. É recomendada para o tratamento de anemia e serve como estimulante de apetite. No entanto, é importante saber que a ingestão de água com concentração elevada de ferro pode causar cólicas intestinais.
Água alcalina
É aquela cujo pH é superior a 7,0. As águas alcalinas ajudam no tratamento de problemas gástricos, renais e da vesícula biliar, entre outros benefícios.
Água radioativa
Possui o elemento radônio dissolvido. A água radioativa tem propriedades diuréticas, ajuda na digestão, no tratamento de asma e na dissolução de cálculos renais e biliares. A água radioativa não deve ser consumida em grandes quantidades.
Água carbogasosa
Esse tipo de água contém 200 mL de gás carbônico (CO2) livre dissolvido a 20°C e 760 mm de Hg de pressão por litro. A água carbogasosa ajuda no tratamento da depressão e tem propriedades digestivas que estimulam o apetite.
Água natural
É retirada da natureza e destinada para consumo após desinfecção. As águas subterrâneas são um tipo de água natural. Por estarem confinadas abaixo da superfície, geralmente estão livres de poluentes que as águas de rios podem apresentar. Ainda assim, podem estar sujeitas à contaminação, caso os reservatórios não passem por uma limpeza periódica.
Água destilada
É obtida por meio do processo de destilação, no qual o líquido evapora e depois é condensado para remover sais dissolvidos. A água destilada é utilizada como solvente ou reagente na indústria e em laboratórios, onde é necessária uma água próxima da condição de pura.
No entanto, esse tipo de água não é recomendado para consumo humano, pois não contém sais minerais importantes para o equilíbrio do organismo.
Água salgada
É a água dos mares e oceanos. Devido ao seu elevado teor de cloreto de sódio, não é adequada para o consumo humano, a menos que seja submetida à dessalinização. Nesse processo, os sais da água são removidos até que seja atingida a condição de potabilidade.
Como melhorar a qualidade da água da torneira?
No Brasil, a rede de abastecimento de água apresenta vários problemas e é bastante antiga em alguns lugares. Devido à falta de manutenção das tubulações, a água pode ser contaminada por compostos ferruginosos durante o seu trajeto até as residências. Por isso, a filtração é necessária antes do consumo.
Para garantir maior segurança à água encanada, uma ótima opção é contar com um bom purificador de água. Escolha um aparelho que, além de purificar, seja capaz de ajustar o pH. É recomendado que a água para consumo esteja na faixa de pH de 7,0 a 10,0, sendo neutra ou alcalina. Outro aspecto importante é verificar a capacidade de remoção do cloro pelo purificador para garantir a qualidade da água.
Como você pôde perceber, existem diversos tipos de água. Algumas não precisam de tantos processos para se tornarem potáveis quanto outras. De todo modo, é importante contar com um filtro para eliminar impurezas da água e garantir a sua saúde. Vale lembrar que, quando alcalina, a água atua na prevenção, redução e até cura de doenças.
Gostou de conhecer os tipos de água? Entre em contato conosco e conheça a nossa solução para garantir água alcalina ionizada na sua casa.