Brigadeiro, chocolate, quindim, bolo, sonho, entre tantos outros doces dão água na boca só de imaginar, não é? Mas é preciso sabe que eles são inimigos da balança e podem fazer mal para a saúde quando consumidos em excesso, provocando patologias como a diabetes.
De acordo com um estudo recente, o consumo excessivo de açúcar é o principal indicador de doenças cardiovasculares. Portanto, saber como controlar a compulsão por doces é o primeiro passo para melhorar o seu bem-estar e investir na longevidade. Sabendo disso, por que não mudar de hábito? A seguir, veja quais são as nossas dicas!
Substitua doces por frutas
Se não sabe como controlar a compulsão por doces e todo dia sente vontade de comer uma sobremesa açucarada depois do almoço, recomendamos que substitua os quitutes por frutas. As frutas também apresentam sabor doce e liberam glicose no sangue, evitando que o seu desejo de comer outros tipos de sobremesa aumente. Uma fatia de melancia ou uma maçã são opções doces que podem substituir o pudim ou pedaço de bolo.
Comece a tomar adoçantes naturais
O ideal é não consumir açúcar quando beber café ou chá para evitar a vontade de comer doces durante o dia. Existem diversos adoçantes naturais que cumprem esse papel e são mais saudáveis que o açúcar. Entre os adoçantes naturais mais indicados, está a Stevia — de acordo com alguns estudos, ela reduz a glicose no sangue e controla a pressão arterial. Outros adoçantes como o Xilitol e Eritritol também podem ser utilizados para substituir as várias colheres de açúcar na sua bebida.
Permita-se comer doces poucas vezes
Cortar totalmente os doces é realmente difícil, afinal, encontramos os quitutes em diversos locais do nosso cotidiano. É importante passar por um processo de reeducação alimentar para entender como controlar a compulsão por doces. É permito, por exemplo, comer doces uma ou duas vezes na semana. Mas em vez de optar pelos doces industriais e pesados, recomendado os doces feitos em casa. Dessa forma, você poderá substituir o açúcar branco refinado pelo açúcar de coco ou outros tipos mais benéficos para a saúde.
Masque chicletes
Muitas pessoas têm compulsão por doces por conta da ansiedade. Nosso cérebro associa a comida como uma realização, e isso é até um fator cultural. Lembra-se de quando os seus pais diziam que levariam você para tomar sorvete se tirasse uma boa nota na escola? Esse tipo de ação faz com que a nossa mente veja os doces como uma premiação.
É aí que entra o chiclete! Se você mascar uma goma, enganará o cérebro, como se estivesse comendo um doce. Esse hábito apresenta outra vantagem: ele estimula a serotonina, substância que diminui a ansiedade. Vale lembrar que, obviamente, você deve escolher um chiclete sem açúcar.
Sinta o aroma dos doces
Como explicamos, a compulsão por doces depende bastante da nossa mente. Por isso, muitas vezes o simples fato de cheirar os alimentos é suficiente para enganar o organismo, que não está com fome, mas apenas com o desejo de comer doce. Pelo fato de o aroma e o sabor serem parecidos, o cérebro entende que a satisfação foi sanada ao sentir o perfume dos doces, inibindo a vontade de comer.
Saber como controlar a compulsão por doces é importante não só para manter o corpo em boa forma, mas também para ter uma vida mais saudável. Afinal, é de conhecimento de todos que o açúcar em excesso faz mal.
Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e dissemine essas informações para a sua rede de contatos!