Pais, médicos e professores estão preocupados com a obesidade infantil, uma doença muitas vezes provocada por maus hábitos alimentares. Mas como incluir uma alimentação saudável para crianças diante de sociedade que estimula o consumo de açúcar, fritura e fast-food?
Criar o hábito de manter uma vida saudável deve partir dos próprios pais que precisam incluir na rotina da família o consumo de alimentos livres de gorduras trans e do excesso de açúcar.
Mas nunca é tarde para iniciar o processo por uma vida saudável e é possível aproveitar a ida da criança para a escola para apresentar um lanche saudável com todas as vitaminas necessárias para a criança.
Alimentação saudável até na lancheira
A apresentadora Bela Gil gerou polêmica ao mostrar a lancheira de sua filha nas redes sociais por conter granola caseira, batata doce, banana da terra e água. Mas para não radicalizar dessa forma, os pais podem seguir a dica da nutricionista Andreia Nakamura, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans):
“A lancheira deve ser composta por uma fruta, seja ela in natura ou em forma de suco natural, uma fonte de carboidrato, que pode ser pão, torrada, e uma fonte de proteína: um iogurte, atum, ou queijo branco”.
A criança precisa aprender a apreciar uma alimentação saudável e o incentivo pode ser criar uma lancheira colorida com alimentos que ela já conheça.
Suco natural ou água
A criança precisa levar uma garrafinha com líquidos para se hidratar, mas os pais precisam evitar os sucos industrializados, refrigerantes e achocolatados. A nutricionista indica que os melhores produtos são as polpas de frutas para fazer suco, chás, água de coco ou água. Assim podemos dizer que a lancheira da filha de Bela Gil não está errada no ponto de vista de quem procurar apresentar aos filhos uma alimentação saudável.