Um a cada três brasileiros possuem hipertensão arterial. A doença silenciosa não tem cura, mas pode ser controlada através de hábitos saudáveis.
Além da alimentação, os exercícios aeróbicos são os principais aliados para quem tem pressão alta, isso porque durante os exercícios ocorre a produção de calor que é eliminado do organismo através do suor, gerando a redução da pressão arterial após a atividade física.
A pressão arterial é a força com que o sangue é impulsionado contra as paredes das artérias. A hipertensão arterial é quando o sangue ultrapassa a medida de 140/90 mmHg.
Quem já foi diagnosticado com pressão alta precisa iniciar o tratamento medicamentoso indicado pelo médico e adotar uma alimentação saudável junto com a prática de exercícios físicos.
“A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração”, afirma o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), Diego Leite de Barros.
Exercícios recomendados para quem tem hipertensão arterial
Os melhores exercícios que uma pessoa com hipertensão arterial podem escolher são: caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica.
Se você está animado para começar o quanto antes a fazer exercícios, saiba que é preciso passar por uma avaliação médica antes.
“Recomenda-se que todo paciente hipertenso que vai iniciar um programa de atividade física passe por uma avaliação médica antes”, diz o Dr. Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão do HCor.
Assim que o médico autorizar a prática de exercícios, a pessoa com hipertensão arterial deve seguir as recomendações de um preparador físico ou anotar as dicas dada pelo fisiologista do HCor: “Use uma roupa confortável e tênis com solados altos no calcanhar para diminuir o impacto com o chão. Não deixe de tomar água antes, durante e após o exercício, principalmente se o dia estiver quente”.
Diego Leite de Barros também diz para não fazer “exercício se estiver indisposto ou com dor de cabeça e cansaço intenso. Sempre que possível, verifique sua pressão antes de se exercitar e não faça atividade física se a pressão estiver acima de 16 por 10 (160/100mm Hg)”.