Você anda estressado? Tem dificuldades para dormir? Não consegue se concentrar no trabalho ou nos estudos? Sofre de hipertensão? Pois saiba que existe algo que pode ajudá-lo em todas essas atividades: a meditação.
São diversos os benefícios que essa prática milenar traz para os seus praticantes, dentre eles o autoconhecimento e a qualidade de vida. Porém, para que os resultados sejam realmente efetivos, é preciso seguir algumas técnicas para meditar. Veja neste post as 4 melhores técnicas para meditar em casa e comece a praticá-las hoje mesmo!
Técnicas para meditar em casa
1. Escolha um local tranquilo
Para meditar em casa, é preciso que você escolha um local bem tranquilo e arejado, com temperatura amena, ou seja, sem ser muito frio nem muito calor. Se você tiver um jardim, quintal ou área verde, dê preferência para esses locais que o colocam em contato com a natureza.
É importante ainda que seja isolado, para que ninguém o incomode e tire a sua concentração. Também evite lugares onde você possa ter distrações, como o barulho de carros passando na rua.
2. Relaxe os músculos
Para que a meditação apresente resultados positivos, você precisa se sentir leve. Para isso, é necessário relaxar os músculos. Evite meditar quando estiver muito tenso ou com dores musculares. Uma boa prática para relaxar os músculos é tensioná-los, contar até 5 e soltá-los. Esse processo deve ser repetido por três vezes, sempre mantendo a respiração lenta e profunda. Faça isso com todos os músculos do corpo que estiverem tensos ou doloridos.
3. Concentre-se na respiração
Quando falamos em técnicas para meditar, é preciso ressaltar a importância da respiração. A ideia é que os praticantes se concentrem ao respirar e assim consigam atingir o grau máximo do relaxamento.
Para se concentrar de verdade durante a respiração, siga a seguinte técnica: feche os olhos e inspire. Depois, conte até 4 e expire. Repita o procedimento diversas vezes até o término da meditação. Além da respiração, outra dica para se manter bem concentrado durante a meditação é ouvir os batimentos do coração e focar no ritmo deles.
4. Controle os seus pensamentos
A meditação consiste na liberação da mente e no controle dos pensamentos. Por isso, é preciso que você deixe de lado os problemas e qualquer outro tipo de ideia que estiver passando pela sua cabeça. No começo vai ser bem difícil. Portanto, lembre-se de praticar um pouco a cada dia e não se cobre demais nas primeiras vezes. Com o tempo, os pensamentos virão e será mais fácil deixá-los de lado durante a meditação.
Essas são algumas das principais técnicas para meditar em casa. Coloque-as em prática e garanta, em sua vida, todos os benefícios que ela traz. Assim, você poderá levar uma rotina mais saudável, com menos estresse, maior capacidade e lucidez para lidar com os problemas e adversidades do dia a dia.
Se você se interessa pela meditação, talvez também esteja pensando em iniciar uma atividade física, não é? Então, veja outro post que mostra como sair do sedentarismo de uma vez por todas. Temos certeza de que você também vai gostar das dicas desse conteúdo!