Não é novidade para ninguém que beber muita água é importante para mantermos a nossa saúde e ficarmos sempre bem hidratados. Porém, pouco se falar sobre a qualidade da água e o que é preciso levar em consideração para saber se o líquido que estamos bebendo é próprio ou não para o consumo.
Você sabe, por exemplo, qual é o pH ideal da água para beber? Para esclarecer essa e outras questões desenvolvemos este post. Continue conosco e saiba mais sobre o pH da água e outros parâmetros que devem ser considerados.
Afinal, qual é o pH ideal da água para beber?
pH é uma sigla para potencial hidrogeniônico. Trata-se do equilíbrio entre os íons H+ e os íons OH-, em uma escala que varia entre 1 e 14. A concentração H+ é a que determina a acidez da água.
A água com pH entre 1 e 6 é ácida e seu consumo em excesso pode causar problemas de saúde. Já o pH entre 6 e 7 representa uma água neutra, que não faz mal, mas também não traz nenhum tipo de benefício.
Por isso, o pH ideal da água para beber é o que varia entre 7 e 10, que caracteriza a chamada água alcalina. Esse tipo de água tem mais potencial de nos hidratar do que os demais, por ser rica em minerais que o corpo necessita.
Também é importante destacar que o nosso sangue precisa ter um pH alcalino, variando entre 7,35 e 7,45. Beber água com pH adequado é importante para manter esse índice e garantir a boa saúde.
Além do pH, que outros parâmetros devem ser avaliados para certificar a qualidade da água?
O pH, no entanto, não é o único parâmetro que deve ser avaliado para certificar a qualidade da água. Devem ser analisadas questões físicas, químicas e biológicas, que podem ser naturais ou serem provenientes da intervenção humana, nos tratamentos que a água recebe até chegar em nossas casas. Veja um pouco mais sobre esses fatores!
Parâmetros físicos
Os parâmetros físicos que precisam ser avaliados são a temperatura, o sabor e o odor, a cor, a turbidez, os sólidos e a condutividade elétrica da água.
A água potável precisa ser completamente inodora, com uma cor inferior a 5 unidades e com turbidez inferior a 1 unidade, por exemplo.
Parâmetros químicos
Além do pH, os parâmetros químicos da água que devem ser avaliados são a alcalinidade, a dureza, os cloretos, o ferro e o manganês, o nitrogênio, o fósforo, os fluoretos, o oxigênio dissolvido, a matéria orgânica, a demanda bioquímica de oxigênio, a demanda química do oxigênio, os componentes inorgânicos e os componentes orgânicos.
Desses parâmetros destacamos a alcalinidade, que mede a capacidade que a água tem de neutralizar os ácidos presentes no líquido.
Parâmetros biológicos
Por parâmetros biológicos entende-se os coliformes fecais e algas que podem estar presentes na água. Quando em excesso, eles a tornam imprópria para o consumo.
Agora você já sabe qual é o pH ideal da água para beber e também outras questões que deve avaliar. Por isso, ao consumir água mineral, por exemplo, não deixe de conferir esses fatores no rótulo do produto. Já para a água consumida em casa, um purificador pode contribuir para que ela tenha mais qualidade.
Gostou deste artigo? Veja outras informações relevantes em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Google+ e no YouTube.