Você certamente já ouviu falar sobre a importância de manter o corpo bem hidratado, não é mesmo? Mas existe um benefício que nem todos conhecem: beber água emagrece! Além de auxiliar no bom funcionamento do organismo, a água acelera o metabolismo, sendo uma ótima aliada não apenas daqueles que estão de dieta, mas de todos que buscam manter a saúde em dia.
Esse é o seu caso? Então, continue conosco para descobrir alguns processos em que a água é fundamental e entender por que ela é tão importante para o emagrecimento.
Melhor absorção de nutrientes
Qualquer plano de emagrecimento depende de boas escolhas alimentares para ser bem-sucedido. Cada nutriente age de determinada maneira no organismo, de modo que uma alimentação equilibrada se torna a chave para perder peso sem prejudicar a saúde.
Porém, não basta apenas ingerir os bons alimentos: é preciso garantir que o corpo absorva os nutrientes com eficiência. A água tem uma função imprescindível nesse processo, otimizando a captação e a distribuição das substâncias por todo o organismo.
Além disso, consumir bastante água ajuda no trânsito intestinal e no funcionamento dos órgãos envolvidos na digestão. Se você sofre constantemente com aquela sensação de estufamento causada pela lentidão do sistema digestivo, deve experimentar beber mais água no seu dia a dia.
Aceleração do metabolismo
Você sabia que a água pode atuar como um termogênico? É isso mesmo! Beber água acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia mesmo quando estamos em repouso. Com isso, há maior gasto de calorias, o que favorece o emagrecimento.
Os efeitos da aceleração no metabolismo podem ser vistos apenas poucos minutos após a ingestão de água. Além do “esforço” que o corpo precisa realizar para não perder calor para a água (que normalmente bebemos fria ou gelada), a hidratação adequada faz com que os músculos fiquem mais ativos, aumentando nosso gasto energético basal.
No entanto, nem todas as águas que encontramos por aí são iguais. A maioria delas se agrupa em conjuntos de 13 a 15 moléculas, sendo “grandes” para as nossas células. A água alcalina ionizada, por sua vez, forma grupos de 6 moléculas e é, por isso, chamada de água hexagonal. Essa água mais “leve” penetra melhor nas nossas células, aumentado a eficiência metabólica.
Aumento da oxigenação das células
A água entra na composição de todos os nossos tecidos e órgãos, inclusive na do sangue. Por isso, beber bastante água melhora a circulação sanguínea, facilitando a distribuição de oxigênio para todas as nossas células. Dessa forma, tanto o corpo quanto a mente funcionam melhor, e o resultado é um bem-estar global.
Manter nossas células ativas traz outro benefício muito importante: a prevenção de doenças. Quando nos sentimos bem, temos disposição para praticar exercícios e cuidar de nós mesmos, o que ajuda no emagrecimento saudável.
Redução da retenção líquidos
O acúmulo de fluidos nos tecidos causa inchaço e desconforto. Pode parecer estranho, mas, para aliviar o incômodo, é preciso beber ainda mais água. A explicação para isso é simples: ao ser eliminada na urina, a água carrega toxinas e outras substâncias que, ao ficarem acumuladas no organismo, causam a retenção de líquidos.
Portanto, uma forma eficaz de reduzir medidas é aumentar a ingestão diária de água. O processo será ainda mais eficiente se for adotada uma dieta pobre em sal.
Viu quantos motivos para andar sempre com uma garrafinha por perto? Beber água emagrece, mas é preciso ficar atento à qualidade da água consumida. Afinal, sem o tratamento correto, a água pode conter microrganismos e substâncias tóxicas para o corpo, trazendo prejuízos para a saúde.
Mas como escolher a melhor água para você? Veja o artigo que preparamos para explicar como identificar se a água é própria para consumo.