Acontece no Sul do País um surto de Toxoplasmose.
Sete gestantes na cidade de Santa Maria apresentam a patologia confirmada e 47 amostras aguardam o resultado.
A Toxoplasmose, também conhecida como a doença do gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Ela é transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminada, como leite não pasteurizado ou transfusão sanguínea.
Uma doença um tanto quanto comum, segundo a médica infectologista LessandraMichelim, da Sociedade Brasileira de Infectologia, estima-se no Sul do país que seis em cada dez pessoas já tenham contraído a doença em algum momento da vida. Porém não pode ser desprezada, ela oferece um grande risco no caso de gestantes que contraiam a toxoplasmose durante a gravidez pois pode comprometer o desenvolvimento do feto.
Além dos ocorridos com gestantes, nas escolas há também a desconfiança de que a água também se encontra contaminada nas escolas, cerca de 1400 alunos de escolas municipais e privadas estão com banheiros e bebedouros interditados por suspeita de contaminação.
Para se prevenir contra essa doença é preciso se conscientizar sobre a água, sobre o modo mais seguro e correto de recolher as fezes dos gatos domésticos,que deve ser sempre com luva e colocado dentro de sacos plásticos e deixar disponibilizado para o sistema público de coleta, e não se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, entre outros.
A água é um dos elementos que pode estar contaminado e através dela a doença pode ser transmitida, então uma água pura, filtrada e limpa é muito importante na prevenção dessa doença pois também faz parte da limpeza de legumes, verduras e carnes.
- Use IONIZADOR de ÁGUA ALCALINA para a prevenção dessa doença e outros.
- Mais saúde para a sua família.
FONTE: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/o-que-e-a-toxoplasmose-doenca-por-tras-de-surto-em-santa-maria-e-que-traz-riscos-a-gravidez.ghtml