Se você precisa de motivos para vencer o sedentarismo e buscar mais saúde através da atividade física, fique atento para este artigo.
Uma reportagem do jornal EXTRA, do Rio de Janeiro, citou o uso das atividades físicas para combater algo que pouco ouvimos falar: dores emocionais.
Isso mesmo, há muitas pessoas que procuram dança, corrida e outras atividades para vencer processos difíceis da vida, como depressão, ansiedade, pânico, estresse e tantas outras doenças de fundo emocional.
“Qualquer atividade que dê prazer tende a melhorar o todo. Pessoas tristes, com depressão, têm mais chances de ter doenças cardiovasculares e de outros tipos, como pneumonia e infecções”, afirmou Ricardo Mourilhe, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.
Há várias atividades que podem controlar tais problemas. A maior prova disso é que muitas pessoas já passaram a procurar pelas atividades físicas pensando na saúde emocional.
Por que atividades físicas melhoram a saúde emocional?
O neurologista André Lima explicou que as atividades físicas ajudam na saúde emocional por liberar hormônios que produzem a sensação de felicidade, como a endorfina e a adrenalina.
“A pessoa tem uma melhora rápida de bem-estar emocional. É claro que começar é mais difícil, mas quando percebe os benefícios, segue firme em frente. Com a prática de exercícios, você não passa o dia cansado, ganha disposição”, aconselha o médico.
Ao jornal EXTRA, a psicóloga Maria Helena não apenas recomendou, mas também mostrou que pratica dança para superar uma separação.
“A dança diminui o estresse, as preocupações do cotidiano. É uma atividade lúdica que traz leveza e disposição. Quem dança é mais feliz. E como é em grupo, facilita vínculos de amizade e socialização”, diz ela que faz aulas de tango.
Mas é preciso deixar claro que pessoas com diagnósticos como depressão, devem procurar não apenas as atividades físicas, como também seguir os tratamentos psicoterápicos e psiquiátricos para mudar a sua saúde psíquica.
“Os tratamentos são condições para o restabelecimento completo da pessoa, promovendo mudanças importantes”, lembra a psicóloga.
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saiba-como-atividade-fisica-pode-ser-um-aliado-para-combater-dor-emocional-20381716.html