O Ibope Conecta em parceria com Advil realizou a segunda edição da pesquisa “A Dor do Cotidiano” para descobrir quais são as dores que os brasileiros mais sentem.
O estudo realizado este ano mostrou que as três principais dores sentidas pela população brasileira e elas são: cabeça (78%), costas (63%) e musculares (61%).
Os entrevistados relataram que sentiram uma ou mais dessas dores pelo menos uma vez nos últimos três meses, relevando um aumento significativo em todas elas em relação a primeira pesquisa feita em 2015.
Naquele ano, 65% disseram sentir dores de cabeça, 41% dor nas costas e 40% dores musculares.
De acordo com a pesquisa, a dor nas costas acontece com muito mais frequência, sentida pelo menos uma vez por semana por 64% dos entrevistados.
As dores musculares e de cabeça são sentidas frequentemente por 55% e 58% respectivamente.
Segundo os entrevistados, das dores que eles mais sentem a de cabeça é a menos toleradas, porém todas elas atrapalham suas atividades do dia a dia.
Qual é a causa principal dessas dores?
De acordo com o médico reumatologista Silvio Figueira Antônio, o estresse emocional é um fator determinante para o início, manutenção e amplificação da dor. “Quando estamos estressados, nosso organismo libera substâncias que alteram os neurotransmissores, aumentando a sensibilidade à dor”, esclarece.
É o estresse o principal causador das dores de cabeça. “Normalmente, sob situação de esgotamento, acabamos descuidando da alimentação, temos dificuldade para dormir e podemos apresentar ansiedade. Todas essas questões contribuem para o aparecimento e a piora do quadro de dor”, destaca o médico.
Já as dores nas costas e musculares são causadas pela má postura. “Tanto o uso excessivo de computador e celular quanto o mobiliário inadequado no ambiente de trabalho contribuem muito para o surgimento das dores nas costas e musculares. O condicionamento físico adequado é outra questão fundamental para evitar o problema”, conclui.