Em artigo escrito para o site Nutrição e Ação, a nutricionista Daniella Simantob Horn alerta os consumidores a ficarem atentos ao pH da água que bebem. “É importante verificar se a água que você compra no supermercado tem um pH elevado ou se bebe água da torneira, verifique os níveis de controle de água com seu fornecedor de água doméstica. Uma água com um pH baixo (abaixo de 7) é considerada ácida”, diz Daniella, que é formada pela Universidade Anhembi Morumbi. O consumo de água com baixo pH pode provocar ao longo do tempo problemas gástricos e até mesmo câncer de estômago.
A especialista indica o consumo de água alcalina. “A água alcalina tem propriedades digestivas, pois o seu consumo regular contribui para uma melhor digestão, precavendo-o de situações como gastroenterites, gastrites, úlceras, indigestão, hiperacidez gástrica, entre outros. E mais do que isso, o consumo de água alcalina pode prevenir o aparecimento de doenças graves como o câncer”, afirma a experiente profissional, que já foi nutricionista-chefe do Instituto de Geriatria Sainte Marie entre 2004 e 2006, nutricionista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e ministra palestra sobre alimentos funcionais e dietas vegetarianas.
Daniella lembra que algumas pessoas não reagem ao tratamento de algumas doenças porque o sangue está com baixo teor de pH, ou seja, há uma acidez corporal. Nesses casos os pacientes devem evitar refrigerantes e álcool. Para auxiliar no tratamento, ingerir água alcalina é uma alternativa.
Leia o artigo completo http://www.nutricaoeacao.com.br/agua-alcalina/