Você sente mal-estar após as refeições? Pois saiba que isso pode acontecer por conta do baixo pH dos alimentos e das bebidas que você consome. Além disso, o problema também pode estar relacionado a questões como a gastrite ou a intolerância a alimentos ou componentes, como o glúten e a lactose.
É por isso que você sempre deve consultar um médico quando tiver qualquer tipo de desconforto frequente. Assim, o profissional da saúde solicitará exames que poderão diagnosticar o seu quadro com clareza e dar dicas de alimentação.
Porém, existem algumas boas práticas que podem ser realizadas por todas as pessoas para evitar o mal-estar após as refeições. Veja algumas dicas, nos tópicos a seguir!
1 . Mastigue bem os alimentos
Não se deve ter pressa ao comer, pois a mastigação não pode ser demasiadamente rápida — caso contrário os alimentos serão consumidos ainda pouco triturados, o que pode causar a má digestão.
Além disso, a mastigação correta também faz com que você saboreie mais os alimentos e também que o organismo absorva mais as vitaminas e minerais que eles contêm.
2. Não coma enquanto realiza outras atividades
A hora da refeição deve ser exclusiva para essa finalidade. Por isso, não coma enquanto assiste TV, finaliza um trabalho ou até mesmo caminhando, como muitas vezes ocorre em nossa rotina corrida.
No caso de fazer as refeições em família ou com um grupo de pessoas, evite levar para a mesa problemas e discussões que possam gerar fortes emoções. Isso tudo atrapalha a digestão e pode causar mal-estar após as refeições.
3. Aumente o consumo de água ao longo do dia
Beber sucos, refrigerantes, água ou qualquer outro tipo de líquido durante as refeições não é recomendado, pois eles levam com eles os sucos digestivos do estômago. Porém, durante o dia, recomenda-se que se beba muita água, mantendo-se sempre bem hidratado.
Como o baixo pH dos alimentos é um fator que pode contribuir para a má digestão, recomenda-se também que você beba a água alcalina.
4. Consuma alimentos alcalinos
Assim como a água, é recomendado que você consuma alimentos alcalinos, que devem ser incluídos na sua dieta alimentar. Consuma-os no almoço, no jantar, em lanches etc.
Exemplos de alimentos alcalinos são as frutas em geral, os legumes e verduras, proteínas, como o soro do leite, e alguns temperos, como a canela, o sal, a mostarda, o curry, entre outros.
5. Beba um chá depois da refeição
Os chás quentes ajudam na diminuição do inchaço, típico após as refeições. Além disso, eles também contribuem para que as gorduras sejam dissolvidas e reduzem o processo de formação de gases intestinais.
Se os chás forem feitos com água alcalina, os benefícios serão ainda maiores, pois ele terá um pH mais elevado.
Seguindo essas dicas, você evitará o mal-estar após as refeições. Mas lembre-se, se o problema persistir e se tornar algo recorrente, não deixe de consultar um médico.
E se você gostou do nosso artigo e quer receber em seu e-mail mais informações sobre saúde e qualidade de vida, assine agora mesmo a nossa newsletter!