Gastrite
Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago e mesmo que seu diagnóstico seja sugerido por sinais sintomáticos, radiológicos ou endoscópicos, sua confirmação só é feita por meios microscópicos. O que é muito recorrente e as ocasiões quando na endoscopia os resultados são tão exorbitantes que as etapas seguintes são dispensadas.
Os tipos de gastrite são 4, erosiva, não erosiva, aguda e crônica.
Já a diferenciação entre gastrite crônica e aguda somente pode ser feita no microscópio, verificando a presença de células específicas de inflamação crônica ou aguda.
Você sabe o que causa gastrite?
São vários fatores que podem desencadeá-la como Infecção bacteriana, uso regular de anti inflamatórios (como ibuprofeno ou aspirina, podem causar gastrite aguda ou crônica), excesso de ingestão de álcool (o que pode irritar a mucosa gástrica, tornando-a mais vulnerável aos sucos gástricos, pode causar gastrite aguda), estresse e refluxo biliar. Outros fatores como DSTs, insuficiência renal ou hepática ou até mesmo o envelhecimento também são pretexto para o desenvolvimento da gastrite.
A gastrite se não tratada pode levar à úlceras, e há ocasiões em que a gastrite crônica não tratada aumenta o risco de câncer no estômago.
A acidez comum no estômago tem o pH entre 1,5 e 2, que são valores ácidos. Porém, o excesso de alimentos ácidos, gordurosos e com conservantes diminuem o pH para 1 ou até zero, danificando as paredes do seu estômago, corroendo-as ou até interferindo no músculo que controla a passagem dos alimentos entre o esôfago e o estômago.
Outra doença que é causada pela hiper acidez é o refluxo gastroesofágico. Cada vez mais comum na população brasileira.
A água alcalina consegue ajudar a regularizar a acidez do estômago e assim fazer fechar o músculo que impede o vazamento do suco gástrico e dos restos de alimentos para o esôfago.